sexta-feira, 8 de junho de 2012

BANDA DE ITAQUÁ: UMA LENDA RUMO AOS 30 ANOS


Nas ultimas semanas foi comemorado o aniversário de uma das mais premiadas Bandas Marciais do Brasil, a Banda Municipal de Itaquaquecetuba completou 29 anos de uma história de vitórias, conquistas e grandiosidade que a faz ser considerada até hoje por vários amantes de Bandas e Fanfarras como A melhor Banda Marcial de todos os tempos!
Pode até ser estranho falar de uma banda que infelizmente a maioria da garotada das fanfarras e bandas de hoje em dia não tiveram o prazer de conhecer, nem mesmo o Cofaban da Cidade. Fundada em 1983 com a base dos antigos componentes das Fanfarras do Homero Rubens de Sá de Guarulhos e do Homero Fernando Milano de Itaquaquecetuba, a Banda de Itaquá ou BAMI foi um marco na história das Bandas Marciais brasileiras. Com o Maestro Gabriel Ferreira dos Santos a sua frente na época de ouro, a banda criou uma supremacia na categoria Marcial Sênior, conquistando assim a maioria dos títulos de Campeã Geral (1°Lugar Corpo Musical, Corpo Coreográfico e Baliza) possíveis nos Campeonatos em que disputou. Seu repertório era um caso a parte, alguns arranjos da Banda escritos pelo Mto. Gabriel eram executados inclusive por Bandas concorrentes, porém algumas peças eram realmente a cara de Itaquá, dentre elas, Zampa, 1812, Guilherme Tell, O Guarany, Salvador Rosa, Expressions in Music e principalmente "Abertura Festiva", peça que garantiu o título consecutivo da Banda como Tetracampeã Nacional em 1993 na Avenida Ipiranga em São Paulo.
aureos
Não há como falar da época de glórias de Itaquá sem citar quem eram as gigantes que tanto acirraram disputas com ela nos Campeonatos pelo País e faziam daqueles tempos os mais memoráveis "Pégapacapás". As Bandas Marista Pio XII e Marcelino Champagnat do Estado do Paraná, Banda Marcial do Col. JD São Paulo, Bilac, Arquidiocesano, João XXIII de São Paulo foram só algumas das pedreiras que a Banda de Itaquá encontrou na avenida pelos concursos a fora.
Uma era de vitórias construiu um nome forte entre as grandes Bandas da época sendo uma das suas ultimas conquistas o título de Campeã Geral no grandioso Cofaban de Caieiras em 1995, vale ressaltar que a temida Banda de Itaquá nunca chegou a acabar, mas depois desta hegemonia para a tristeza dos admiradores da boa música a Banda teve suas mudanças internas e ainda acabou sendo colocada algumas vezes de lado por administrações anteriores da cidade. Suas ultimas apresentações, já sem alguns músicos que participaram daquela época imbatível, foi feito no (clássico) XII COFABAN de Itaquaquecetuba sob a batuta do Mto. Eduardo Stella.
A nova Banda de Itaquá
Depois de tanto tempo e com todas as mudanças que aconteceram desde a década passada a banda começa agora uma nova etapa, desde que assumiu a Prefeitura de Itaquá, o prefeito Armando Tavares Filho, determinou que o grupo fosse devidamente reformulado, para conquistar assim novamente um lugar de destaque no meio musical, e o principal apoio do retorno da nova Banda de Itaquá esta sendo realizado nada mais nada menos que por um ex-integrante, o atual Secretário de Cultura, Jandir de Jorge Souto sabe como ninguém o peso daquele antigo uniforme e o nome a zelar que a Banda de Itaquá tem na história, e afirma que a corporação só sairá para competir quando tiver a possibilidade de ser campeã, Jandir acredita nos novos músicos da cidade e principalmente no trabalho do Maestro Alan Salviano á frente da Banda, ele que também foi componente da antiga Banda de Itaquá e tem uma grande habilidade em formar novos músicos.
O Concerto de comemoração dos 29 anos da Banda foi realizado na antiga Paróquia Nossa Senhora D'ajuda na cidade de Itaquá, primeiramente com a apresentação da garotada que está apenas a dois meses participando das aulas de música, em seguida o Secretário Jandir apresentou a Banda principal que demonstrou que já estar afinada com as peças musicais regidas pelo Maestro Alan como “Tangents Angular” de Roland Sheldon, “Where the River Flows” de James Swearingen, “Challenge” de Robert W Smith, além dos dobrados, “Oficial do Dia” e executando por fim o clássico “Canção da Infantaria” que marcou época na Banda, o que demostrou que em breve poderemos ver novamente o estandarte da saudosa BAMI na avenida depois de tantos anos.
GALERA
A galera da Liga dos Fanfarrões sempre venerou o passado das Bandas e Fanfarras, esse é o nosso jeito diferente de informar, somos um Portal saudosista! Essa é a LDF, vivemos do passado, pois sem ele não teríamos o presente cenário de bandas e fanfarras que tanto amamos hoje, sim, um bocado diferente do começo da década de 90, mas é dessa forma que temos história pra contar. Imaginem então como seria fenomenal um grande reencontro em 2013 de todos os ex-componentes da Banda de Itaquá na comemoração de seus 30 anos? essa iniciativa poderia ser feita também por outras corporações antigas e que fizeram história, como Sion, Famolo, Centenário, Noé Azevedo entre outras, fica aqui, assim como na Campanha “A Volta dos Dobrados”, o nosso total apoio.
Por fim a LDF.com parabeniza a Banda Marcial Municipal de Itaquaquecetuba por sua respeitável história no cenário das Bandas e Fanfarras do Brasil, agradecendo a TODOS os eternos integrantes desta lendária Corporação. Valeu Galera!

"Tocar em frente a um palanque era uma pequena parte do que era a Banda de Itaquá no tempo em que eu participava, era só a ponta do iceberg. Estar junto daquela galera sim era o máximo, marcamos época pela qualidade e pela irreverência
Alexandre Robusto
A Banda Marcial Municipal de Itaquaquecetuba foi única e incontestável, seus personagens, grandes ícones...
Marim Meira

A era das bandas foi dividida em antes e pós Itaquá! Pois era uma banda além da sua época, as outras até tentavam, mas parecia impossível atingir um nível técnico tão elevado quanto de Itaquá. Era simplesmente a melhor! Incontestável, as outras brigavam pelo segundo lugar, o primeiro sabiam que já tinha dono!
Márcio Jordão - Ratão

Itaquá foi uma revolução para as Bandas Marciais do Brasil, será eternamente considerada uma das melhores Bandas de todos os tempos!
Juninho Prado

Tinha fogos estourando do começo até a chegada ao palanque, era ensurdecedor. A tristeza das outras bandas era que apesar de ficar secando e rezando para alguém errar, o “negócio” saia perfeito e só restava saber quem era o segundo colocado!
Claudio Pantera

Parabéns Banda de Itaquá por toda sua história!
Angela Prado

Ita... Ita... Itaquá!! ..pode crêêêê!
Humberto Santos

TÍTULOS DA BANDA MARCIAL DE ITAQUAQUECETUBA
Campeã Geral em Rolândia/PR - 1986
Campeã Geral em Varginha/MG - 1986
Campeã Geral em Salesópolis - SP - 1987
Campeã Geral em Barra do Piraí-RJ - 1987
Campeã Geral em Carapicuíba-SP - 1988
Campeã Geral em Florianópolis-SC - 1989
Campeã Geral em Goiânia-GO - 1991
Campeã Geral em Astorga-PR - 1992
Campeã Geral em Jacareí-SP - 1994

Bicampeã Geral em Catanduva-SP - 1984/89
Bicampeã Geral em São José dos Campos-SP - 1986/89
Bicampeã Geral em Bragança Paulista-SP - 1986/87
Bicampeã Geral em Promissão-SP - 1986/87
Bicampeã Geral da Cidade de Santa Isabel-SP - 1988/89

Tricampeã Geral em Ferraz de Vasconcelos-SP - 1984/85/86
Tricampeã Geral em Quatá-SP - 1986/87/88
Tricampeã Geral em Arujá-SP - 1987/88/89
Tricampeã Geral em Vila Prudente-SP - 1988/89/90

Tetracampeã Geral em Franco da Rocha-SP - 1987/88/89/90/91

Heptacampeã Geral em Caieiras-SP - 1986/87/88/89/90/92/95

Tetracampeã Geral do Estado de São Paulo – 1988 /89/90/91

Tetra Campeão Geral Nacional - 1990/91/92/93.

...Grandes clássicos e belas músicas já haviam sido executadas naquele dia, quando ao entardecer anunciam a banda campeã que surge da escuridão, e ao som de uma clarinada inicía sua apresentação com uma ABERTURA FESTIVA!
CAMPEONATO NACIONAL AV. IPIRANGA|PRAÇA DA REPÚBLICA - SÃO PAULO-SP
ANO: 1993.
PEÇA: FESTIVE OVERTURE (Abertura Festiva), DE: SHOSTAKOVICH

5 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a materia do 29 aniversário da eterna banda marcial de Itaquaquecetuba, onde tive o prazer de passar 4 anos tocando trompa sobre a regencia do maestro Gabriel Ferreira dos Santos, espero poder estar nas festividades dos 30 anos. Mesmo estando no estado de Pernambuco, faço questão de participar. Não esqueçam de mim, valeu.

Anônimo disse...

Como disse no comentário anterior adorei a materia. para contato meu nome é Oséias viana, o email é janedeise@hotmail.com

Unknown disse...

Parabéns a todos os componente. Muita saudade.Edson Braz(Trololó)

Unknown disse...

Parabéns a todos! Participei por vários anos. Tico - Escolta - Guarulhos!

Unknown disse...

Apenas uma correção.
Em 1995, em Caieiras, Itaqua ganhou na categoria, mas o Geral ficou com a Banda de Mauá, campeã na Juvenil

Postar um comentário