quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Projeto implanta fanfarra em todas as escolas de Pinhais


Como forma de inserir a disciplina música na grade escolar, o município de Pinhais implantou neste ano o projeto "Fanfarra nas Escolas". Com objetivo de contar com os valores musicais no processo pedagógico-musical, fazendo com que se torne um ponto significativo para o trabalho de ensino aprendizagem as 21 escolas do município implantaram as fanfarras, uma espécie de banda musical composta por instrumentos de percussão e sopro e que executam marchas e dobrados.
Muito mais do que trabalhar a musicalidade, as fanfarras escolares estão tendo um papel importante no processo de ensino e aprendizagem na educação básica do município. A Secretaria de Educação investiu na formação das fanfarras e o projeto já apresenta resultados positivos tanto na divulgação da unidade escolar, como também para os alunos que passam a ter uma identidade maior com a escola. O Secretário Municipal de Educação Celio Rodrigues Leite destaca a importância da implementação de projetos que contribuam com o processo pedagógico nas escolas. "As fanfarras estimulam o envolvimento dos alunos que acabam se dedicando mais aos estudos", explica o Secretário.
Para participar da fanfarra o aluno precisa se inscrever e passar por uma seleção, que averigua se ele tem aptidão para um dos instrumentos que compõe, como: bombo fuzileiro, caixa de guerra, caixa de repique, lira, surdo, além de flautas doces. A professora Neila Maria Araujo da Silva, diretora da Escola Municipal Severino Massignan, comenta que é crescente o interesse dos alunos em participarem da fanfarra. "Percebemos que os alunos passam a ser protagonistas, se sentem parte da escola, criam uma identidade com a unidade escolar", finaliza Neila.
Homenagem
ImageAs fanfarras foram implantadas nas escolas municipais em abril deste ano. Na coordenação dessas fanfarras e apresentando os primeiros passos estavam os maestros Lourival Ferreira e Paulo Sergio Tavares. Eles foram homenageados neste mês pelos diretores das Unidades de Ensino do município pelo excelente trabalho que desenvolveram até o momento.
O maestro Lourival Ferreira enfatizou que os alunos estão muito interessados neste projeto. "Nós ensinamos a eles que o processo não é apenas aprender a tocar instrumentos de percussão, é muito mais sobre aprender a ouvir os sons, trabalhar a musicalidade", conta o maestro.
Além do contato com instrumentos diversos, os alunos aprendem a ter mais disciplina, cumprir horários, trabalhar em equipe na execução de coreografias e respeitar o outro.

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