sábado, 22 de setembro de 2012

Vagas disponíveis na banda marcial

A Banda Marcial Municipal de Bento Gonçalves recebeu novos instrumentos da Secretaria Municipal de Cultura no mês de agosto. Com o material, a banda abriu inscrições  para quem deseja aprender a tocar os instrumentos disponíveis. A fanfarra, que pertencia a Secretaria Municipal de Educação, no ano de 2011 passou a fazer parte da secretaria de Cultura, onde obteve uma maior visibilidade. A equipe da secretaria percebeu a necessidade que os músicos tinham de evoluir tecnicamente. Por isso, em 2011 adquiriu 30 uniformes novos e em 2012 foram comprados mais 40 instrumentos de percussão e sopro. 

De acordo com o maestro da banda marcial, Jeferson Moreira Trivelin, o apoio da secretaria está sendo de fundamental importância para os músicos e o crescimento já é notável. “Não se mede a qualidade de um grupo musical pela sua quantidade de instrumentistas e sim pela qualidade do trabalho desenvolvido por eles”, afirma o maestro.


Atualmente a banda está precisando de componentes, pois tem muitos instrumentos à disposição da comunidade. Não é necessário ter experiência musical para fazer parte, pois são oferecidas aulas com o instrumento e teoria musical sem custo algum. Os ensaios acontecem nas terças e sábados, às 14h, no Ginásio Municipal de Esportes, e as inscrições podem ser feitas nos dias de ensaios. A idade mínima para participar é de 12 anos. As vagas abertas são para trompete, saxofone alto, saxofone tenor, clarinete, escaletas, entre outros instrumentos de percussão. 
“É fundamental para a banda ter novos integrantes, até para manter sua trajetória e sua tradição. Hoje os jovens pensam que tocar em uma banda é algo muito careta, que vestir um uniforme é horrível. Mas nós temos músicos que tocam há mais de seis anos, músicos que iniciaram quando eram adolescentes e hoje são adultos, alguns até universitários. Eles permanecem na banda porque dentro desse grupo puderam perceber que podemos conquistar novas amizades, conhecer novos lugares e que o conhecimento que se adquire a cada ensaio é fundamental”, destaca Trivelin.

Banda é uma família

Segundo o maestro, a banda é como uma família, pois o grupo que participa hoje está junto há muito tempo, com um forte laço de amizade. “Além disso, o apoio e a participação dos pais é importante para a banda”, salienta. 

O aluno Vagner Rosa, de 22 anos e que está há nove anos na banda, acredita também que a amizade é um dos pontos que fazem com que os músicos permaneçam na fanfarra. “Quando entrei pensei que era só uma fase, mas com o passar do tempo comecei a me interessar mais. Sou apaixonado por música, indiferente do estilo, e os amigos que fiz na banda vou levar para o resto da vida”, assegura.

Como começou

A Banda Marcial de Bento Gonçalves foi criada em 1976, pelo ex-prefeito Darcy Pozza, para se apresentar em todo o estado e teve como seus primeiros regentes o maestro Alves Rossatto e o Capitão Leite. Um dos fatos marcantes foi a apresentação na visita do ex-presidente General Ernesto Geisel.

Em 1988, a banda parou suas atividades e somente após 12 anos foi reativada novamente em 2000. Sua primeira apresentação foi no dia 7 de setembro do mesmo ano. 

Atualmente, sob o comando do maestro Trivelin, o grupo realiza diversas apresentações no município e na região, e representa a cidade pelo estado em festivais de bandas. O maestro, que entrou na banda no ano da reativação com o intuito de conhecer o projeto, acabou permanecendo sem imaginar que três anos depois assumiria a regência. “Hoje já estou há nove anos na banda como regente e nesse tempo foram muitas conquistas”, comenta.

Trivelin também ressalta que muitas pessoas lembram da banda marcial apenas como aquela que toca no desfile de Sete de Setembro, porém os músicos estão sempre em atividade, tocando em diversos eventos, até mesmo no Natal. “Talvez o desfile seja o momento em que a banda tem mais visibilidade, pois um número maior de pessoas nos veem passar na avenida. No entanto, só é visto um pouco do trabalho que é realizado”, declara o maestro.
A fanfarra possui um repertório diferenciado que engloba várias gerações e estilos. “Temos um repertório bem atualizado para agradar o público pelos lugares que passamos”, explica Trivelin.

Para contratar a banda marcial para apresentações o telefone é (54) 9946.5914, 

0 comentários:

Postar um comentário