A Banda de Música do CMNE, recebe a primeira remessa de novos instrumentos.
sábado, 22 de setembro de 2012
Banda de Música recebeu novos instrumentos musicais
A Banda de Música Luiz de França Dantas, recebeu novos instrumentos, adquiridos através do projeto Prêmio-Procultura de Apoio a Bandas de Música em parceira com a Prefeitura Municipal de Patu-RN.A solenidade foi realizada durante as programações alusivas ao dia da independência do Brasil e contou com a participação dos Secretários Municipais, Polícia Militar e demais população presente.O Maestro Josineudo destacou a importância do trabalho realizado pela Prefeitura Municipal para aquisição destes novos instrumentos e ressaltou ainda outros benefícios alcançados durante esses últimos anos, como Novo Fardamento, Reforma 17 Instrumentos pertencentes ao 1º Kit de instrumentos da fundação da Banda de Música em 1999 e a importância da Banda de Música na formação do cidadão patuense e na vida dos jovens e adolescentes de nossa cidade, evitando assim, que muitos caiam no mundo das drogas, do crime prostituição e demais mazelas existentes em nossa sociedade. Vale destacar a importância destes instrumentos adquiridos, pois além de aumentar o número de instrumentos pertencentes à Banda, estará aumentando a sua qualidade musical, tendo em vista a ótima qualidade dos instrumentos adquiridos. A entrega simbólica dos instrumentos foi realizada pelo Sec. Mun. de Cultura Genival Cosme dos Santos Júnior ao Maestro Josineudo Moreira que entregou o novo Bombardino que tem como músico o jovem Robson ou Robinho como é mais conhecido.Ao todo foram adquiridos 21 novos instrumentos que serão utilizados pela Banda de Música e também pela Escola de Música Luiz de França Dantas que conta com mais de 20 jovens estudando música em nosso Município.
Vagas disponíveis na banda marcial
A Banda Marcial Municipal de Bento Gonçalves recebeu novos instrumentos da Secretaria Municipal de Cultura no mês de agosto. Com o material, a banda abriu inscrições para quem deseja aprender a tocar os instrumentos disponíveis. A fanfarra, que pertencia a Secretaria Municipal de Educação, no ano de 2011 passou a fazer parte da secretaria de Cultura, onde obteve uma maior visibilidade. A equipe da secretaria percebeu a necessidade que os músicos tinham de evoluir tecnicamente. Por isso, em 2011 adquiriu 30 uniformes novos e em 2012 foram comprados mais 40 instrumentos de percussão e sopro.
De acordo com o maestro da banda marcial, Jeferson Moreira Trivelin, o apoio da secretaria está sendo de fundamental importância para os músicos e o crescimento já é notável. “Não se mede a qualidade de um grupo musical pela sua quantidade de instrumentistas e sim pela qualidade do trabalho desenvolvido por eles”, afirma o maestro.
De acordo com o maestro da banda marcial, Jeferson Moreira Trivelin, o apoio da secretaria está sendo de fundamental importância para os músicos e o crescimento já é notável. “Não se mede a qualidade de um grupo musical pela sua quantidade de instrumentistas e sim pela qualidade do trabalho desenvolvido por eles”, afirma o maestro.
Atualmente a banda está precisando de componentes, pois tem muitos instrumentos à disposição da comunidade. Não é necessário ter experiência musical para fazer parte, pois são oferecidas aulas com o instrumento e teoria musical sem custo algum. Os ensaios acontecem nas terças e sábados, às 14h, no Ginásio Municipal de Esportes, e as inscrições podem ser feitas nos dias de ensaios. A idade mínima para participar é de 12 anos. As vagas abertas são para trompete, saxofone alto, saxofone tenor, clarinete, escaletas, entre outros instrumentos de percussão.
“É fundamental para a banda ter novos integrantes, até para manter sua trajetória e sua tradição. Hoje os jovens pensam que tocar em uma banda é algo muito careta, que vestir um uniforme é horrível. Mas nós temos músicos que tocam há mais de seis anos, músicos que iniciaram quando eram adolescentes e hoje são adultos, alguns até universitários. Eles permanecem na banda porque dentro desse grupo puderam perceber que podemos conquistar novas amizades, conhecer novos lugares e que o conhecimento que se adquire a cada ensaio é fundamental”, destaca Trivelin.
Banda é uma família
Segundo o maestro, a banda é como uma família, pois o grupo que participa hoje está junto há muito tempo, com um forte laço de amizade. “Além disso, o apoio e a participação dos pais é importante para a banda”, salienta.
O aluno Vagner Rosa, de 22 anos e que está há nove anos na banda, acredita também que a amizade é um dos pontos que fazem com que os músicos permaneçam na fanfarra. “Quando entrei pensei que era só uma fase, mas com o passar do tempo comecei a me interessar mais. Sou apaixonado por música, indiferente do estilo, e os amigos que fiz na banda vou levar para o resto da vida”, assegura.
Como começou
A Banda Marcial de Bento Gonçalves foi criada em 1976, pelo ex-prefeito Darcy Pozza, para se apresentar em todo o estado e teve como seus primeiros regentes o maestro Alves Rossatto e o Capitão Leite. Um dos fatos marcantes foi a apresentação na visita do ex-presidente General Ernesto Geisel.
Em 1988, a banda parou suas atividades e somente após 12 anos foi reativada novamente em 2000. Sua primeira apresentação foi no dia 7 de setembro do mesmo ano.
Atualmente, sob o comando do maestro Trivelin, o grupo realiza diversas apresentações no município e na região, e representa a cidade pelo estado em festivais de bandas. O maestro, que entrou na banda no ano da reativação com o intuito de conhecer o projeto, acabou permanecendo sem imaginar que três anos depois assumiria a regência. “Hoje já estou há nove anos na banda como regente e nesse tempo foram muitas conquistas”, comenta.
Trivelin também ressalta que muitas pessoas lembram da banda marcial apenas como aquela que toca no desfile de Sete de Setembro, porém os músicos estão sempre em atividade, tocando em diversos eventos, até mesmo no Natal. “Talvez o desfile seja o momento em que a banda tem mais visibilidade, pois um número maior de pessoas nos veem passar na avenida. No entanto, só é visto um pouco do trabalho que é realizado”, declara o maestro.
A fanfarra possui um repertório diferenciado que engloba várias gerações e estilos. “Temos um repertório bem atualizado para agradar o público pelos lugares que passamos”, explica Trivelin.
Para contratar a banda marcial para apresentações o telefone é (54) 9946.5914,
Globo Repórter faz gravação da apresentação da fanfarra FANCEAM do Colégio Abelardo Moreira.
Na tarde desta quarta-feira, dia 29 de agosto de 2012, o Globo Repórter faz uma gravação da apresentação da fanfarra FANCEAM do Colégio Abelardo Moreira, em Mairi.
Os componentes da fanfarra saíram do colégio juntamente com os alunos desfilando pelas ruas da cidade até a Praça J.J. Seabra, onde aconteceu a gravação.
Professores, funcionários e alunos do Abelardo Moreira, da Escolinha Reino Encantado, da creche Nossa Brinquedoteca, PROJOVEM, PETI e populares, marcaram presença para prestigiar o evento.
Professores, funcionários e alunos do Abelardo Moreira, da Escolinha Reino Encantado, da creche Nossa Brinquedoteca, PROJOVEM, PETI e populares, marcaram presença para prestigiar o evento.
Edmara Carvalho sendo entrevistada
A jovem Edmara Carvalho, integrante da fanfarra, foi entrevistada pelo repórter Ismar Madeira. O regente Josafá Lima da Cruz e o sub-regente Alex Caetano ficaram felizes com a presença da TV Globo em Mairi. Josafá disse que esse é um momento muito especial, onde a FANCEAM vai ser divulgada no Globo Repórter.
A equipe da TV Globo está na cidade desde a última terça-feira (28) realizando entrevistas com os alunos do Colégio Estadual Abelardo Moreira que apresentam comportamento de timidez.
A reportagem vai ao ar na última semana do mês de outubro. As entrevistas estão sendo realizadas pelo repórter Ismar Madeira.
Fanfarra do 17° RC Mec abre inscrições para novos músicos
O 17° Regimento de Cavalaria Mecanizada de Amambai abre inscrições para oito novos músicos na Fanfarra do Exércido, sede em Amambai.
As inscrições foram abertas no dia 26 de agosto e se estenderão até o dia 06 de setembro; as vagas disponíveis são três vagas para Clarinete Sib, uma vaga para Trombete Sib, três vagas para Horne Fa, Mib e Sib, e uma vaga para Baixo Mib
Maiores Informações a respeito da seleção de músicos para a Fanfarra local, entrar em contado nos telefones: (67) 3481-8120 e (67) 8439-0170 – Fanfarra e (67) 3481-8116 – Secretaria do 17° RC Mec.
sábado, 15 de setembro de 2012
Internauta critica banda marcial que tocou Lady Gaga em desfile no dia da independência
Vídeo postado no Youtube nesta sexta–feira (7 de setembro de 2012), pelo internauta Agnaldo Ramalho, divulga banda marcial de uma escola. Que em pleno desfile do dia da independência do Brasil toca Bad Romance de (Lady Gaga). O cinegrafista amador que publicou vídeo é aparentemente baiano. Local e hora não foram fornecidas pelo o cinegrafista. “Em comemoração ao Dia da Independência uma escola tem a brilhante idéia de embalar o desfile de seus pobres alunos com o som de LADY GAGA. Numa data que deveria ser de afirmação da nossa cultura”, afirma o mesmo na descrição do vídeo.
Porem, em Recife, capital de Pernambuco, as banda maciais tocaram musicas nacionais, como Uma Onda de, Lulu Santos, clássicos da MPB , Jovem Guarda, rock internacional, como Have You Ever Seen the Rain (Creedence Clearwater Revival),durante o seu desfile.
Assista ao vídeo do cinegrafia.Leia mais: http://www.s1noticias.com/2012/09/internauta-critica-banda-marcial-que.html#ixzz26Z2ek4ce
Plágio é crime mantenha a fonte original
Banda Marcial de Mariápolis recebe instrumentos
A Banda Marcial de Mariápolis (Bamam) recebeu na semana passada diversos instrumentos musicais para uso dos integrantes. Os instrumentos foram adquiridos pela Prefeitura Municipal no valor de R$ 7.300,00.
A Bamam é um projeto social formado na cidade em parceria da prefeitura com a empresa Prudenpax União Prudentina, de Presidente Prudente. Os integrantes recebem instruções dos adamantinenses - maestro Valter Negrini e coreógrafa Kátia Marioto.
Conforme Valter, são aproximadamente 70 inscritos na banda e os ensaios acontecem de segunda e quarta-feira, a partir das 16 horas, na quadra do Centro de Eventos da Escola Municipal Nelson Magnani.
Valter comentou que os instrumentos recebidos são de metais (trompete e trombone), baquetas e estandes para partituras, porém, a Bamam é composta por outros instrumentos de percussão. “Os equipamentos doados são essenciais para formarmos mais integrantes e obtermos mais qualidade musical”, completou o maestro.
“A Bamam está em fase de aprendizagem e conseguindo se desenvolver. A tendência é crescer ainda mais, pois o resultado é satisfatório”, encerrou o maestro Valter Negrini.
Os interessados em fazer parte da Bamam devem procurar o maestro Valter ou a coreógrafa Kátia nos dias de ensaios em Mariápolis (segunda ou quarta-feira). A idade mínima é 10 anos de idade.
Com 18 anos, Renan comanda 3 fanfarras
De simples mascote ao mais jovem maestro de fanfarra da região. Renan Maio, 18 anos, estudante de música, estreou em desfiles da Independência aos 2 anos de idade na Fanfamira (grupo da Escola Estadual Amira Homsi Chalella), de Rio Preto. Aos 3, batendo pratos, ele já ganhou posto cativo entre os instrumentistas do grupo. Hoje, dá o tom nas fanfarras de Colina, Pindorama e Urupês.
Renan se lembra com saudade das primeiras ‘pratadas’. “Faltava coordenação ainda, mas o pessoal gostava e aplaudia. Eu me apaixonei por aquilo logo de cara”, conta. A vocação pela música era notada pela família e pelos outros integrantes da fanfarra. Aos dez anos, já era um veterano com experiência em quase todos os instrumentos: prato, caixa, corneta, cornetão, bombardino e tuba.
Foi com esta idade que ele começou a ajudar o pai, José Renato Curti Maio, também maestro, a fazer arranjos e melodias para algumas músicas. Mas após a separação dos pais, há um ano e meio, ele perdeu o parceiro musical, que foi embora para outra cidade. Resolveu então assumir a regência das corporações ao lado da mãe, Josimeire Costa, coreógrafa.
Mesmo jovem, estava preparado para o posto de titular. Estudou muito para conquistar respeito dos outros 150 integrantes das fanfarras que comanda, inclusive com alguns integrantes mais velhos do que ele. “Tenho, no grupo, gente de 8 a 25 anos,” conta. “No começo, foi muito difícil, éramos amigos e alguns não sabiam separar amizade de profissionalismo. Mas agora é bem legal.”
Segundo o regente, que já estuda música há quatro anos, foram noites em claro estudando a posição da batuta e os movimentos de comando. “É uma responsabilidade enorme. Por isso, não podia fazer feio. Quando você é aluno, o objetivo é só tocar. Agora tenho que cuidar de todos, corrigir os arranjos, melodias, além de observar a afinação e postura do grupo.”
Maio também tem duas músicas compostas: uma é ‘El Toro’, interpretada quando a corporação está marchando. A outra é ‘Ilusão’, música erudita para apresentação parada. As duas integram o repertório da Fanfarra Municipal de Colina (Fancol), duas vezes vencedora do Campeonato Paulista de Bandas e Fanfarras (2010 e 2011). “Gosto muito de compor. Do nada, vem uma ideia, gravo no celular, faço a ordem cronológica das melodias e toco no piano. Tá pronto.”
São mais de 100 títulos, entre eles um campeonato nacional, cinco paulistas e dois regionais, além de mais de 20 torneios particulares. “Eu não consigo ficar sem isso. É minha vida.” Renan faz questão de esclarecer que fanfarra não é apenas o ratatá geralmente visto no 7 de Setembro, mas que hoje é considerada praticamente uma orquestra, com pequenas diferenças. “Os julgamentos são muito técnicos e alguns concursos pedem qualidades específicas de orquestras,” diz.
Renan se lembra com saudade das primeiras ‘pratadas’. “Faltava coordenação ainda, mas o pessoal gostava e aplaudia. Eu me apaixonei por aquilo logo de cara”, conta. A vocação pela música era notada pela família e pelos outros integrantes da fanfarra. Aos dez anos, já era um veterano com experiência em quase todos os instrumentos: prato, caixa, corneta, cornetão, bombardino e tuba.
Foi com esta idade que ele começou a ajudar o pai, José Renato Curti Maio, também maestro, a fazer arranjos e melodias para algumas músicas. Mas após a separação dos pais, há um ano e meio, ele perdeu o parceiro musical, que foi embora para outra cidade. Resolveu então assumir a regência das corporações ao lado da mãe, Josimeire Costa, coreógrafa.
Mesmo jovem, estava preparado para o posto de titular. Estudou muito para conquistar respeito dos outros 150 integrantes das fanfarras que comanda, inclusive com alguns integrantes mais velhos do que ele. “Tenho, no grupo, gente de 8 a 25 anos,” conta. “No começo, foi muito difícil, éramos amigos e alguns não sabiam separar amizade de profissionalismo. Mas agora é bem legal.”
Segundo o regente, que já estuda música há quatro anos, foram noites em claro estudando a posição da batuta e os movimentos de comando. “É uma responsabilidade enorme. Por isso, não podia fazer feio. Quando você é aluno, o objetivo é só tocar. Agora tenho que cuidar de todos, corrigir os arranjos, melodias, além de observar a afinação e postura do grupo.”
Maio também tem duas músicas compostas: uma é ‘El Toro’, interpretada quando a corporação está marchando. A outra é ‘Ilusão’, música erudita para apresentação parada. As duas integram o repertório da Fanfarra Municipal de Colina (Fancol), duas vezes vencedora do Campeonato Paulista de Bandas e Fanfarras (2010 e 2011). “Gosto muito de compor. Do nada, vem uma ideia, gravo no celular, faço a ordem cronológica das melodias e toco no piano. Tá pronto.”
São mais de 100 títulos, entre eles um campeonato nacional, cinco paulistas e dois regionais, além de mais de 20 torneios particulares. “Eu não consigo ficar sem isso. É minha vida.” Renan faz questão de esclarecer que fanfarra não é apenas o ratatá geralmente visto no 7 de Setembro, mas que hoje é considerada praticamente uma orquestra, com pequenas diferenças. “Os julgamentos são muito técnicos e alguns concursos pedem qualidades específicas de orquestras,” diz.
Desfile de Sete de Setembro termina com protesto contra militares
Placas com frases como "Pela Vida" e "Tortura Nunca Mais" foram usadas no protesto. Os manifestantes queriam falar com o governador a respeito da Comissão de Verdade e Ética. Para eles, a anistia aos militares envolvidos na Ditadura deve ser restrita para evitar que a verdade continue escondida, pois ainda há corpos desaparecidos.
O desfile terminou antes de meio-dia. Recife-PE
Desfile de 7 de setembro encanta público de 20 mil pessoas no Centro de BH
O tradicional desfile em comemoração aos 190 anos da independência no Brasil encantou o público na manhã desta sexta-feira na Avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte. De acordo o a estimativa da Polícia Militar, cerca de 20 mil pessoas acompanharam o evento.
O governador do Estado, Antonio Anastasia (PSDB) deu a permissão para o início do evento após o hasteamento das bandeiras do Brasil, Minas Gerais e Belo Horizonte e da execução do Hino Nacional. Os primeiros a passar pela a avenida foram as tropas militares e depois representantes de instituições da sociedade civil. Na sequência, vieram ex-combatentes de guerra e integrantes de várias guarnições do Exército, Aeronáutica e Marinha, e alunos do Colégio Militar. Na medida em que os grupos iam passando, o público aplaudia de pé. Mas, o que mais empolgou a multidão foram os voos rasantes dos helicópteros. Ao todo, cerca de 5 mil representantes das forças de segurança da União, do Estado e do Município percorreram a avenida a pé ou em carros das instituições.
Desfile de 7 de setembro emociona população de Fortaleza
Oito mil pessoas, entre civis e militares, participaram do desfile de 7 de setembro na Avenida Beira Mar, nesta sexta-feira (7), em Fortaleza, segundo informações da 10ª Região Militar. Para receber a parada, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) bloqueou o tráfico de cinco vias do Bairro Meireles, liberadas apenas para pedestres. Muitas pessoas que acompanharam o desfile se emocionaram.
Os preparativos para o desfile começaram na noite de quinta-feira (6), com a liberação das vias. As 5h desta sexta-feira, os agente da AMC já trabalhavam os desvios com os motoristas e, às 7h, a estrutura da parada já estava pronta. Estudantes de escolas municipais, particulares, oficiais do exército, aeronáutica, marinha, policiais militares e civis, além de ex-combatentes das Forças Expedicionárias Brasileiras participaram do desfile.
Além dos participantes, milhares de pessoas assistiram ao evento e se emocionaram com o aniversário de 190 anos da independência brasileira. “Para mim isso é uma dádiva porque eu sou muito patriota e amo ver o desfile”, disse a funcionária pública Marilda Teixeira. “A emoção é sempre e é de todos”, afirmou o aposentado José Cordeiro.
"Todos trabalham em conjunto para chegar nesse momento, para que a população possa ter esse sentimento junto conosco do que é esse 7 de setembro", disse o chefe de comunicação da 10ª Região Militar, o tenente coronel Charles Moura.
terça-feira, 4 de setembro de 2012
Banda Marcial dos Fuzileiros Navais do Rio fará apresentação em Presidente Prudente
Os 95 anos de Presidente Prudente serão comemorados no dia 14 de setembro em grande estilo. Além da tradicional Parada Festiva (desfile de rua) e do bolo gigante comemorativo em alusão à data, a presença da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais do Estado do Rio de Janeiro, que é considerada uma das maiores do mundo, também está confirmada para a festa.
Sob a regência do suboficial fuzileiro naval Cesário José Barbosa Neto, os cerca de 98 músicos prometem surpreender o público com suas precisões e evoluções criativas. A apresentação será no dia do aniversário da cidade, a partir das 17h, no Estádio Municipal Caetano Peretti. A entrada será gratuita.
Conforme apurado junto ao Setor de Comunicação Social do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, estão entre as surpresas que compõem o repertório previsto para ser apresentado em Prudente dobrados militares vibrantes, músicas populares a exemplo de Aquarela do Brasil, além de baiões do compositor Luiz Gonzaga.
Só para se ter uma ideia da magnitude da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, os músicos que a compõem já se apresentaram nas comemorações dos 25 anos do programa Criança Esperança e das cabralinas em Portugal, nos festejos dos 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil, e até mesmo na cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos.
Sob a regência do suboficial fuzileiro naval Cesário José Barbosa Neto, os cerca de 98 músicos prometem surpreender o público com suas precisões e evoluções criativas. A apresentação será no dia do aniversário da cidade, a partir das 17h, no Estádio Municipal Caetano Peretti. A entrada será gratuita.
Conforme apurado junto ao Setor de Comunicação Social do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, estão entre as surpresas que compõem o repertório previsto para ser apresentado em Prudente dobrados militares vibrantes, músicas populares a exemplo de Aquarela do Brasil, além de baiões do compositor Luiz Gonzaga.
Só para se ter uma ideia da magnitude da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, os músicos que a compõem já se apresentaram nas comemorações dos 25 anos do programa Criança Esperança e das cabralinas em Portugal, nos festejos dos 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil, e até mesmo na cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos.
SESI cria Banda Marcial Mirim em Campo Grande
Através do Programa SESI Atleta do Futuro (SAF), o Clube do Trabalhador formou uma turma de 15 crianças e adolescentes, com faixa etária entre 10 e 14 anos, para fazer parte da Banda Marcial Mirim. A iniciativa tem o objetivo de promover o fortalecimento da música instrumental, bem como a dança, a socialização através da cultura e a descoberta de novos talentos artísticos.
Nas aulas, que acontecem nas tardes de quartas e sextas-feiras, são repassadas orientações quanto a seqüências de percussão, sopros, teorias musicais e dança com as balizas.
Segundo o Regente Alexandre Lima, a criação da Banda Marcial Mirim será importante para a melhoria cultural e intelectual da sociedade. “Esse projeto vai resgatar, através do grupo infanto-juvenil, a tradição das bandas marciais. Hoje o número de crianças incluídas nessas bandas vem diminuindo, e isso nos preocupa, porque a criança é o nosso amanhã. Se a criança cresce, fazendo parte da banda, ela vai levar a arte por onde for”, afirma.
No dia 22 de setembro, os adolescentes farão a primeira apresentação com três músicas na abertura dos Jogos do SAF. Logo após essa data, eles se dedicarão ainda mais para novas apresentações, disputando uma vaga na Banda Marcial Aprígio Velloso (banda oficial), que realiza participações especiais em eventos tradicionais, inclusive o concerto de Natal.
Banda Marcial Esc.Téc. Machado de Assis de Santa Rosa
A equipe de reportagem do Portal Zulupa, está visitando as escolas e acompanhando a preparação das bandas marciais que irão se apresentar na Avenida Expedicionário Weber, em Santa Rosa, durante as comemorações alusivas ao dia 07 de setembro, dia da Pátria.
De acordo com Daniel Frosi, Diretor pedagógico da Escola Técnica Machado de Assis “a banda foi organizada e constituída há alguns anos na escola para proporcionar aos alunos uma noção de música e disciplina, e ao mesmo tempo satisfazer o desejo dos alunos de expressarem suas capacidades através da música. É uma forma também da escola aparecer na hora de fazer as manifestações cívicas, especialmente 7 de Setembro com o desfile das escolas. A banda é constituída por 70 alunos, havendo muita procura dos alunos para participarem”.
De acordo com Daniel Frosi, Diretor pedagógico da Escola Técnica Machado de Assis “a banda foi organizada e constituída há alguns anos na escola para proporcionar aos alunos uma noção de música e disciplina, e ao mesmo tempo satisfazer o desejo dos alunos de expressarem suas capacidades através da música. É uma forma também da escola aparecer na hora de fazer as manifestações cívicas, especialmente 7 de Setembro com o desfile das escolas. A banda é constituída por 70 alunos, havendo muita procura dos alunos para participarem”.
Banda Marcial da Guarda Mirim é campeã de concurso estadual
A Banda Marcial da Guarda Mirim do Paraná é campeã mais uma vez. Agora o concurso reuniu equipes de todo estado no XXI Campeonato de Bandas e Fanfarras, promovido pela Federação Paranaense, neste sábado (1º) no município de Santa Fé, região Norte do Estado. No evento a equipe de Curitiba conquistou 1º lugar geral de Bandas, 1º lugar Júri Popular, 1º lugar Mór de Comando, 1º lugar Corpo de Bandeiras e 2º lugar Corpo Coreográfico.
A banda marcial da Guarda Mirim é regida pelo maestro Levi Pereira da Silva que muito emocionado apresentou nesta segunda-feira para os adolescentes da unidade os troféus das vitórias. "A disciplina desta equipe possibilitou que fosse alcançada a vitória. É um grande orgulho quando você, como mestre, consegue transmitir os conhecimentos necessários para uma boa apresentação. A concentração traz o resultado e desperta a garra, a vontade de ser o campeão", afirmou Levi.
Segundo o diretor da Guarda Mirim, o profissionalismo do maestro Levi, que trabalha com o coração e com a razão, faz com que os adolescentes aumentem sua autoestima e acreditem em si. “Isso somado à disciplina, que é o alicerce de tudo, contribui para a formação de bons cidadãos", comentou.
A banda marcial da Guarda Mirim é regida pelo maestro Levi Pereira da Silva que muito emocionado apresentou nesta segunda-feira para os adolescentes da unidade os troféus das vitórias. "A disciplina desta equipe possibilitou que fosse alcançada a vitória. É um grande orgulho quando você, como mestre, consegue transmitir os conhecimentos necessários para uma boa apresentação. A concentração traz o resultado e desperta a garra, a vontade de ser o campeão", afirmou Levi.
Segundo o diretor da Guarda Mirim, o profissionalismo do maestro Levi, que trabalha com o coração e com a razão, faz com que os adolescentes aumentem sua autoestima e acreditem em si. “Isso somado à disciplina, que é o alicerce de tudo, contribui para a formação de bons cidadãos", comentou.
Banda Marcial está com inscrições abertas em Cerquilho, SP
A Banda Marcial de Cerquilho (SP) está com inscrições abertas para interessados que queiram fazer parte do grupo musical.
Para fazer a matrícula, os candidatos devem ter mais de 12 anos e levar cópias do RG ou certidão de nascimento, CPF e comprovante de residência no Departamento de Cultura, que fica na Avenida Dr. Vinicius Gagliardi, 1.180. No caso dos menores de idade, é obrigatória a presença do responsável no momento da inscrição.
As aulas são gratuitas e realizadas as terças-feiras e sábados, em vários períodos. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3384-5027 (15) 3384-3480.
Comissão seleciona bandas e/ou fanfarras para os desfiles
A Comissão de Desfiles da 29ª Oktoberfest de Blumenau promove, neste sábado, dia 25, a seletiva de bandas e/ou fanfarras escolares, que se inscreveram para participar dos desfiles oficiais da festa, que este ano acontecerá de 10 a 28 de outubro. A seleção será no Setor 3 do Parque Vila Germânica, com início às 9h, e contará com a participação de oito grupos inscritos.
A Comissão de Desfiles explica que a seletiva foi colocada em prática no ano passado com o objetivo de garantir a qualidade dos espetáculos de rua. A proposta é destacar a originalidade e evitar que se fuja do tema central que é a colonização germânica no Vale do Itajaí e a própria Oktoberfest.
Para tanto, a Comissão exige dos grupos o uso do traje típico e que se apresentem com, no mínimo, 30 componentes nos desfiles oficiais. Para a avaliação, no sábado, as bandas devem se apresentar com todos os seus integrantes; com traje completo; com todos os instrumentos; e com o respectivo repertório.
A 29ª Oktoberfest terá seis desfiles oficiais:
Abertura 10 de outubro - 19h30
Quarta-feira 17 e 24 de outubro – 19h30
Sábado 13, 20 e 27 de outubro - 16h.
Confira programação:
9h - abertura oficial
9h10 - Banda Musical Barão do Rio Branco
9h30 - Banda EBM Machado de Assis
9h50 - Banda EBM Almirante Tamandaré
10h10 - Banda EBM Henrique Alfarth
10h30 - Fanfarra EBM Anita Garibaldi
11h10 - Banda EBM Adelaide Starke/Duque de Caxias/Friederich Karl Kemmelmeier
11h30 - Banda EBM Annemarie Techentin
11h50 - Encerramento
Assinar:
Postagens (Atom)