Um dos maiores patrimônio cultural de município de Boquim, a Lira
Senhora Santana, mais uma vez sofreu com a falta de reconhecimento do poder público municipal. Desta a vez a Lira que foi convidada para representar o município no Encontro Estadual de Bandas e Fanfaras na cidade de General Maynard município distante a 112 km de Boquim, foi surpreendida com um ônibus com perfil de coletivo para conduzir os jovens talentos para o município.
O ônibus oferecido pela prefeitura, que mais parece um coletivo não
oferecia condições para os artistas, já que o mesmo não apresentava nenhum tipo de conforto e nem espaços adequados para guardar os instrumentos musicais.
Os componentes da Lira ficaram revoltados com a falta de prestigio
que vem tendo por parte da prefeitura municipal. Em novembro de 2010 a Lira sofreu para adquirir dois ônibus para leva-los ate o estado do Ceará para participar de um concurso.
A indignação foi tamanha que alguns componentes solicitaram para
que o portal BoquimNews.com, publicasse uma matéria de repúdio pela falta de reconhecimento pelo poder publico municipal já que a maioria das redes de comunicação no município são aliadas ao governo municipal e que por sua vez não fazem as críticas mesmo que de forma construtiva a atual administração.
Mesmo com tamanho descaso por parte da prefeitura
municipal a Lira Sr.ª Santana deu a volta por cima e sob a regência do Maestro Gilson da silva Andrade venceu o concurso em todas as categorias entres elas como a de melhor banda musical e o melhor regente, trazendo assim os troféus de primeiro lugar.
A Lira que já existe a mais de três décadas e continua sendo
massacrado por uma administração que não dá o devido prestigio a altura de sua tradição.
Para o ex-integrante da Lira por nove anos e atual gestor em
tecnologia da informação Gilmar Fonseca, garante que esta novela se repete há anos e que nenhuma autoridade política se importa com a Lira. “A lira é um patrimônio cultural de nosso município, que busca acima de tudo oferecer aos nossos jovens o profissionalismo como artista, além de inseri-los no cenário de inclusão social. Outra verdade é que só lembram da Lira quando é para se apresentar nas festas oficiais do município, como Aniversário da cidade, Festa da Padroeira, 7 de setembro, Festa da Laranja entre outros” depois cai no esquecimento, afirma. Gilmar ainda diz que os alunos não têm nenhum tipo de remuneração e que a arte que eles proporcionam para representar o município |
quinta-feira, 12 de julho de 2012
Mesmo sem prestígio da prefeitura, Lira Srª. Santana, ganhha título de melhor banda de Sergipe
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário