quarta-feira, 25 de julho de 2012

Banda Marcial recebe novos instrumentos


A Secretaria Municipal de Cultura repassou para a Banda Marcial Municipal “Maestro Alberto Giampietro”, na última sexta-feira, 13, novos equipamentos que pretendem fomentar o conjunto.

Os novos instrumentos foram adquiridos por meio de recursos destinados ao município com intervenção do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB).

“Foi entregue [à Banda Marcial] um kit com cerca de 15 instrumentos, que custou R$ 18 mil conseguidos através da Secretaria [de Estado da Cultura] num grande esforço do deputado estadual Mauro Bragato. Esses instrumentos vêm para melhorar a qualidade da nossa Banda, que já é muito boa e, com certeza, ficará melhor ainda”, explicou o secretário municipal de Cultura, Esportes e Turismo, Odair Cavalcanti.

Para a maestrina da Banda, Elaine Galvani, os investimentos também abrem oportunidades para novos músicos que se interessam em compor o conjunto musical.

“Os novos instrumentos, além de servir de motivação para os músicos já existentes, cria abertura de vagas para o recrutamento de novos alunos para a Banda Marcial”, comentou Elaine.

A Banda Marcial Municipal “Maestro Alberto Giampietro” ensaia às segundas e quartas das 14h às 17 horas e às terças e quintas das 19h às 22 horas no Centro Cultural “Maria da Conceição de Arruda Villaça, na rua Rodolfo Zaros, 122.

“Qualquer pessoa, a partir dos sete anos de idade, que esteja com vontade de aprender música pode nos procurar aqui, sem burocracia, que nós começamos a introduzir o ensino da música para esta pessoa”, orientou a maestrina.

Cinema no Bairro

A cidade foi contemplada ainda com o programa Cinema no Bairro, que equipa a Secretaria de Cultura local com equipamentos para a exibição itinerante de sessões de cinema.

“A cidade recebeu uma tela com mais de quatro metros, projetor de multimídia, toda a aparelhagem, além de 30 filmes que a gente poderá estar apresentando nos bairros”, alegou Cavalcanti, ao mencionar que o programa poderá ser realizado em parceria com outras pastas como Educação e Saúde.

domingo, 22 de julho de 2012

Campeonato OCIFABAN


Ontem a OCIFABAN divulgou que a cidade de Redenção da Serra-SP como sede da Final do Campeonato de Bandas e Fanfarras do Estado de São Paulo. Está final será realizada no dia 23 de Setembro com início às 9 horas e terá as categorias: Fanfarra Simples Tradicional, Fanfarra Simples Marcial, Fanfarra c/ 1 Pisto e Banda Musical de Apresentação.
Em breve divulgaremos aqui o Regulamento, a Ficha de Inscrição, bem como também as outras sedes das finais da categoria Banda Marcial! 

Encontro Metais-PA


Para suprir a necessidade de desenvolvimento e inclusão no mercado nacional, e trocas de informação entre os instrumentistas de metal da Região Norte com outras regiões do Brasil, e do mundo, a W. Matos Produções Artísticas propõe a realização do 3º Encontro Norte de Metais, que será realizado na cidade de Belém (PA) no período de 5 a 12 de agosto de 2012, com recursos advindos da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) por meio do Prêmio Pro-Cultura de Apoio a Festivais e Mostras de Música 2010.
O portal BandaNews® é parceiro deste evento e estará fazendo a cobertura especial com o Repórter no Pará, Netto Castro.
O 3º Encontro Norte de Metais é um evento que pretende mostrar todas as possibilidades técnica e artística dos instrumentos de sopro de metal (trompetes, trompas, trombones, eufônios e tubas) com a realização de concertos com entrada franca, oficinas, mesas de debate, competições de incentivo a solistas (com obrigação de execução de obra nacional), prática de música de câmara, formação de um grande coral de metais, mostras e lançamentos de CDs e estandes de empresas de fabricação e venda de instrumentos musicais. O objetivo é a capacitação instrumental na troca de informações entre músicos sem restrição de idade ou nível, trabalhando sobre todos os aspectos que fazem parte da formação de um artista profissional.
Tendo o Professor Biraelson Corrêa como realizador das edições anteriores e a presença de artistas internacionais, como o trombonista Gilberto Galiard e apoio da Fundação Carlos Gomes, e da Escola de Música da Universidade Federal do Pará, na 2ª edição por ocasião da realização do IV Encontro da Região Norte da Associação Brasileira de Educação Musical – ABEM, ocorreu também o 1º Concurso Jovens Solistas de Metal.  Nesta 3ª edição o homenageado será o Músico e Professor Radegundes Feitosa e o 2º Concurso Jovens Solistas, e os concertos, serão realizados no Teatro Margarida Schivasappa. As oficinas serão no Conservatório Carlos Gomes e na Escola de Música da Universidade Federal do Pará.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Dom Óton Marching Band, uma banda de Santa Cruz, atrai jovens ao adotar estilo que mistura música e coreografia


Um grupo de alunos é aplaudido de pé ao menos três vezes por semana porque apresenta na escola um verdadeiro show de notas (musicais). O resultado das aulas foi avaliado até em São Paulo, onde a Dom Óton Mota Marching Band, a banda do Colégio Dom Óton Mota, em Santa Cruz, foi diplomada campeã sulamericana na categoria Drum Corps (de banda americana).
O estilo, que viajou da terra de Obama e desembarcou no colégio do bairro, em 2005, aposentou a então banda marcial (mais tradicional) dos desfiles cívicos onde tocava. E pôs na ativa o novo modelo, que consiste em apresentações onde os músicos interagem com o público e com o corpo coreográfico, também integrante do grupo.
- Quisemos deixar o estilo tradicional, que estava caindo em desuso e não motivava mais o público, não criava mais empatia com ele. Hoje o público espera as nossas surpresas. E a procura por interessados em fazer parte da banda aumentou em 40% desde 2006 - diz o maestro Rogério Moreno, de 34 anos.
Segundo ele, Drum Corps é voltado para um público específico, que quer assistir a um show de música e de dança.
O Campeonato Sulamericano de Bandas ocorreu entre os dias 27 de abril e 1 de maio e foi realizado pela World Association of Marching Show Bands (WAMSB), em parceria com a Prefeitura da Estância de Atibaia (SP).


Parte dos músicos e do corpo coreográfico da Dom Óton Marching Band, de Santa Cruz
Parte dos músicos e do corpo coreográfico da Dom Óton Marching Band, de Santa Cruz Foto: Nina Lima / Extra

Ensaios semanais são atrativo para novatos
Um casal de dançarinos da banda: ensaios são aplaudidos no ginásio
A sinfonia musical - e também corporal - vinda dos 80 integrantes da Dom Óton Mota Marching Band logo atrai os curiosos que passeiam nos arredores do ginásio, instalado no mesmo terreno onde fica o Colégio Dom Óton Mota e a Faculdade Machado de Assis (Fama), onde ocorrem os ensaios.
Comprometidos com o trabalho, os alunos brasileiros estão lá todas as terças, quintas e sábados (e esporadicamente aos domingos), das 15h às 18h. São jovens com idades entre 11 e 25 anos, sendo 60 ritmistas e 20 dançarinos.
- Uma banda como essa não pode tocar em qualquer espaço. Só em quadra ou campo de futebol porque essa é uma banda que toca para arquibancadas. Isso devido à interação entre os componentes e porque os instrumentos são voltados para cima - diz o maestro Rogério Moreno, lembrando que qualquer um pode integrar a banda, (aluno ou não da escola). É só ter mais de 11 anos.
Música brasileira com jeito forasteiro
Alguns dos 20 integrantes do corpo de baile, como Vanessa Reis, que conheceu Diego nos ensaios e teve Lorena
O modelo americano da Dom Óton Mota Marching Band não exerce influência na musicalidade brasileira. Classificada no estilo música popular, a banda toca e dança conforme o tema definido pelos integrantes anualmente. Em 2012 foi escolhido “Os melhores filmes de todos os tempos”, que entoa as canções tema de longas como “Avatar”, “Havaí 5.0” e “Transformers”.
Mas também há espaço no repertório para samba, axé e até rock. A novata “Colorir papel”, além de “Andanças” e de “Aquarela brasileira” são bons exemplos.
Fora o modelo, a influência americana veste os músicos. Como interagem com coreografias, a jaqueta vermelha é mais curta para facilitar os movimentos. Por baixo dela vestem um macacão preto para favorecer a postura corporal ereta e evitar a exposição da barriga. E os sapatos não têm saltos porque a marcha da coreografia é feita “com a ponta do calcanhar”.
- É um treinamento de flexibilidade e de exercícios com as 45 bandeiras que estão na coreografia - diz a coreógrafa da banda, Priscila Ramos.
Um dos frutos que a banda colheu foi Lorena Reis, de sete meses, filha de Diego e Vanessa Reis, que se conheceram nos ensaios


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/zona-oeste/dom-oton-marching-band-uma-banda-de-santa-cruz-atrai-jovens-ao-adotar-estilo-que-mistura-musica-coreografia-5100876.html#ixzz20pK8AlqQ

Regente da Banda Marcial leva experiência a Congresso no Equador


Maestro Alexandre Felipe Gomes ministrou curso de regência em Congresso Internacional e recebe convite para tocar em terras equatorianas
 
"Foi um evento que resgatou o sentimento de irmandade entre os povos latinoamericanos, pois nossas histórias e culturas são muito parecidas. O tratamento que recebi no Equador foi realmente emocionante". Foi desta maneira que o maestro Alexandre Felipe Gomes (foto), regente da Banda Marcial de Cubatão, iniciou a conversa sobre sua viagem a Quito, no Equador. Ele foi um dos convidados especiais do III Congresso Internacional e Curso de Capacitação da Bandas Musicais Estudantis e Fanfarras.
 
Para se ter uma ideia da importância desse evento naquele país, houve um Concurso de Bandas realizado em um estádio de futebol, com participação de um público de 10 mil pessoas. O Concurso foi transmitido ao vivo, em rede nacional. O maestro fez questão de acompanhar a festa, permanecendo no palanque das autoridades, junto a outros convidados internacionais.
 
Na Escola Militar do Equador, local onde foram realizadas as palestras e oficinas, Alexandre Felipe Gomes repassou toda a experiência que adquiriu frente à Marcial no curso de Regência que teve duração de duas horas (fotos). Cerca de 100 alunos acompanharam as explicações, jovens músicos de várias regiões do Equador e, também, da Colômbia: instrutores, alunos avançados de banda de guerra, regentes, professores de música e público em geral interessado no tema. 
 
"Na introdução do curso apresentei um vídeo sobre o trabalho realizado junto à Marcial. As pessoas ficaram impressionadas com a qualidade técnica do Grupo. Profissionalmente, além do reconhecimento do trabalho junto à equipe, significa uma aproximação realmente interessante com o movimento latinoamericano de bandas e fanfarras. Conhecer a realidade de outros países nos traz aprendizado, pois nem sempre os caminhos para se atingir o sucesso são os mesmos", afirma o regente.
 
Para o maestro, a representação da Marcial neste Congresso Internacional singnifica a divulgação da excelência de um projeto contemporâneo, que cria oportunidades a centenas de jovens, permitindo que eles desenvolvam suas potencialidades, abrindo horizontes na Música. "Hoje me orgulho em ver vários jovens da Banda Marcial atuando já profissionalmente, e, logicamente, isso reflete na qualidade musical do Grupo como um todo, chamando a atenção de muita gente no meio musical, inclusive de outros países", cometa.
 
A afirmação do maestro tem fundamento pois neste evento a Banda Marcial recebeu convite para se apresentar em Quito em dezembro deste ano. E o maestro foi convidado a ministrar curso na Colômbia em agosto e a retornar ao Equador em 2013. O Congresso Interacional é realizado pelo Instituto Educando Equador. De nome reinternacional, surgiu em junho de 2003, criado pelo Ministério de Educação e Cultura, se encontra integrado à Educando Latinoamérica, um organismo ao qual pertencem Chile, Brasil, México, Colômbia, Venzuela, Guatemala, El Salvador e Equador (www.educandoecuador.com).
 
Apesar da Banda Marcial estar em pleno desenvolvimento e crescimento técnico, de acordo com o maestro Alexandre, o aspecto humano do que a música pode proporcionar é algo que o Grupo tem buscado. Este ano, o Congresso teve como um dos ideais a busca pela paz através da música, utilizando as bandas e fanfarras como instrumento de agregação das famílias e da sociedade. A Marcial corresponde exatamente ao modelo sugerido pelo evento, já que, além de elevar a qualidade técnica de cerca de 50 jovens músicos, realiza projeto sociocultural como a Banda Marcial Infantil, em que 60 crianças e adolescentes aprendem as primeiras notas musicais e noções de cidadania. "Cubatão continua sendo vitrine e cenário importante para outros países. Hoje, podemos afirmar que a Banda Marcial é uma referência na América Latina", disse o maestro.
 
Banda Marcial - Criada em 1990, a Banda Marcial de Cubatão conta com 60 jovens músicos em fase de profissionalização. Formada por instrumentos de sopro e percussão, percorre um repertório eclético, sem esquecer das canções eruditas. Tem, ainda, o Corpo Coreográfico, com cerca de 30 participantes, além da Banda Marcial Infantil, projeto de formação musical destinada a crianças realizado voluntariamente pelos músicos mais experientes. 

Banda Marcial e Corpo Coreográfico participam do “Domingo das Cores”

O Projeto Domingo das Cores continua em Cubatão, levando atividades artísticas e esportivas gratuitas ao Parque Anilinas. Música, dança, esporte, teatro, exposições invadem o espaço durante todo os fins de semana de férias escolares. Neste domingo, 8/7, às 9h, tem Concurso de Dança com a participação especial do Corpo Coreográfico da Marcial. As bailarinas apresentarão evolução nas peças musicais Alvamar e Asa branca Fantasy.No mesmo dia, às 16h, a Banda Marcial na formação de Orquestra de Metais também sobe ao palco montado no Anilinas. O repertório traz canções como Reais fogos de artifício, de Haendell, além de Alvamar (James Barner), o tema do Filme Jurassic Park (John Williams), Caras Sujas (Roberto Farias), além de canções pop como The greatest love of all, sucesso na voz de Whitney Houston e Dancing Days, interpretado pelas Frenéticas

Apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais


A Banda do Corpo de Fuzileiros Navais está em turnê por algumas cidades do Brasil homenageando os 204 anos da corporação militar e se apresentou em São Luís sexta-feira (13), na Praça Maria Aragão, às 20 horas, com entrada gratuita. O evento é uma promoção da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), em comemoração aos 400 anos da cidade.
 O grande concerto contará com 116 músicos e vozes, em um espetáculo que mantém a tradição dos desfiles e apresentações públicas, nas quais os militares realizam, com grande precisão e simetria, suas criativas evoluções. É conhecida internacionalmente pela qualidade de suas apresentações e pelo entusiasmo que provoca no público em função da criatividade de suas coreografias e qualidade das músicas apresentadas.
Considerada uma das maiores bandas marciais do mundo, distingue-se pela presença de gaitas escocesas (gaitas de fole) entre seus instrumentos musicais. Em sua composição, encontram-se também: mor, auxiliar do mor, schellenbaum, baliza, bombos, taróis, surdos, quinto-ton, pratos, liras, gaitas, flautins, cornetas lisas, cornetas com pisto, contrabaixos lisos, contrabaixos com pisto, trompetes e trombonitos.
Já participaram de grandes eventos internacionais e nacionais, entre eles os festejos dos 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil e a cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos. Em agosto de 2011, estiveram em  Edimburgo, na Escócia, no Edimburgh Royal Tatoo 2011, em que representou o Brasil neste que é o maior festival de bandas militares do mundo.
 Essa tradicional banda vem divulgando, através dos anos, a Marinha do Brasil e o Corpo de Fuzileiros Navais. Com isso, vem também despertando o interesse pela formação de inúmeras fanfarras escolares para as quais serve de modelo, ajudando a manter uma tradição, principalmente em cidades do interior. A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais tem seu aquartelamento estabelecido na histórica Fortaleza de São José, construída em 1736, na Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Mesmo sem prestígio da prefeitura, Lira Srª. Santana, ganhha título de melhor banda de Sergipe


Um dos maiores patrimônio cultural de município de Boquim, a Lira
Senhora Santana, mais uma vez sofreu com a falta de reconhecimento
do poder público municipal. Desta a vez a Lira que foi convidada para 
representar o município no Encontro Estadual de Bandas e Fanfaras 
na cidade de General Maynard município distante a 112 km de 
Boquim, foi surpreendida com um ônibus com perfil de coletivo para
conduzir os jovens talentos para o município.
O ônibus oferecido pela prefeitura, que mais parece um coletivo não 
oferecia condições para os artistas, já que o mesmo não apresentava
nenhum tipo de conforto e nem espaços adequados para guardar os
instrumentos musicais.
Os componentes da Lira ficaram revoltados com a falta de prestigio
que vem tendo por parte da prefeitura municipal. Em novembro de
2010 a Lira sofreu para adquirir dois ônibus para leva-los ate o 
estado do Ceará para participar de um concurso.
A indignação foi tamanha que alguns componentes solicitaram para
que portal BoquimNews.com, publicasse uma matéria de
repúdio pela falta de reconhecimento pelo poder publico municipal 
já que a maioria das redes de comunicação no município são aliadas 
ao governo municipal e que por sua vez não fazem as críticas mesmo 
que de forma construtiva a atual administração.
Mesmo com tamanho descaso por parte da prefeitura 
municipal a Lira Sr.ª Santana deu a volta por cima e sob a 
regência do Maestro Gilson da silva Andrade venceu o 
concurso em todas as categorias entres elas como a de 
melhor banda musical e o melhor regente, trazendo assim
os troféus de primeiro lugar.
A Lira que já existe a mais de três décadas e continua sendo 
massacrado por uma administração que não dá o devido prestigio a 
altura de sua tradição.
Para o ex-integrante da Lira por nove anos e atual gestor em 
tecnologia da informação Gilmar Fonseca, garante que esta novela se 
repete há anos e que nenhuma autoridade política se importa com a 
Lira.
“A lira é um patrimônio cultural de nosso município, que busca acima 
de tudo oferecer aos nossos jovens o profissionalismo como artista,
além de inseri-los no cenário de inclusão social. Outra verdade é que 
só lembram da Lira quando é para se apresentar nas festas oficiais do 
município, como Aniversário da cidade, Festa da Padroeira, 
7 de setembro, Festa da Laranja entre outros” depois cai no 
esquecimento, afirma. 
Gilmar ainda diz que os alunos não têm nenhum tipo de remuneração
que a arte que eles proporcionam para representar o município 

é por amor. 

“Quando fiz parte da Lira não ganhávamos nada e isso se repete até
hoje, na verdade a Lira só existe graça a garra do maestro Gilson 
Andrade e de seus componentes que fazem da farda sua segunda 
pele e por isso não é justo que este tipo de tratamento ainda seja dado 
Lira”.
      Banda Musical Lira Senhora Santana 


Fanfarra da Escola Básica Olímpio Falconieri da Cunha participa de Festival em Gaspar

Cerca de 35 alunos da Escola Básica Olímpio Falconieri da Cunha viajam neste sábado para Gaspar onde participam do 26º Festival de Bandas e Fanfarras. Esta é a primeira vez que um grupo de Fanfarra de Itajaí participa do evento.
Intitulado Grupo de Alunos de Música (GAM) os alunos, coordenados pelo professor Bruno Cadilhe e o Maestro Paulo Roberto Cândido, trabalham com instrumentos como prato, caixas e surdo. O grupo é eclético e adota diversos ritmos musicais na hora das apresentações. Com um uniforme moderno, eles já estão mostrando seu talento fora da unidade em apresentações em outras escolas e creches do município. A Fanfarra é uma das oficinas oferecidas pelo Programa Mais Educação.
A disputa será acirrada, outras 37 Fanfarras se apresentarão no Festival. “Ensaiamos muito para chegar lá e fazer bonito, estamos confiantes em voltar com o prêmio”, ressalta Bruno.

sábado, 7 de julho de 2012

Banda Marcial Dragões da Bahia no 2 de Julho 2012

                                                           (Eu quero tchu eu quero tcha)
                                                                 (Danza Kuduro)

Fankep no 2 de Julho





quinta-feira, 5 de julho de 2012

Sábado é dia da II Mostra de Bandas e Fanfarras de Pinhais


Com 10 inscritos neste ano, as apresentações estão programadas para começar às nove horas da manhã, no Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves
Será realizada, neste sábado, a segunda edição da Mostra de Bandas e Fanfarras de Pinhais. Além de estimular o gosto pela música, o evento também busca promover o intercâmbio cultural entre escolas e estudantes e o aprimoramento das técnicas musicais, de modo a desenvolver o culto ao civismo e melhorar a formação da juventude, entre outras coisas. Com 10 inscritos neste ano, as apresentações estão programadas para começar às nove horas da manhã, no Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves.
Os grupos escolhidos participarão nas categorias Fanfarra Simples, Fanfarras com um Pisto, Bandas Marciais e Bandas Musicais de Concerto, e serão divididos em grupos infanto-juvenis, juvenis, sênior e bandas musicais de concerto, que admitem integrantes de várias idades. Todos os grupos participantes receberão certificados de participação no encerramento do evento.
Participantes
- Banda do Colégio Estadual Arnaldo Faivro Busato (Pinhais)
- Banda Marcial Madre Merloni do Colégio Social Madre Clélia Merloni (Curitiba)
- Banda Municipal de Concerto do Caximba (Curitiba)
- Banda Municipal de Pinhais
- Fanfarra da Escola Estadual Manoel Ribas (Curitiba)
- Fanfarra da Escola Municipal Bela Vista do Paraíso (Curitiba)
- Fanfarra da Escola Municipal Papa João XXIII (Curitiba)
- Fanfarra do Colégio Estadual Mathias Jacomel (Pinhais)
- Fanfarra do Colégio Estadual Amyntas de Barros (Pinhais)
- Fanfarra Treme Terra (Piraquara)

BANDA MARCIAL ACORDES ACORDA JAÇANÃ EM COMEMORAÇÃO AOS 10 ANOS DA FM FLORES


A cidade de Jaçanã Jaçanã está em Festa, pois o seu maior meio de comunicação e expressão que é a Rádio Comunitária FM Flores está completando 10 anos de existência, e para abrir o dia a Banda  Marcial Bamacordes ficou encarregada de fazer a alvorada e assim acordar os Jaçanaenses para o grande dia em que a emissora completa uma década de existência. 
 Veja abaixo algumas fotos retirada na alvorada da banda que é orgulho para todos os Jaçanaenses.






Banda Marcial mogiana do projeto Pra Ver a Banda Passar é destaque em Ferraz

A Banda Marcial da Escola Estadual Prof. Cláudio Abrahão (Fancab), em Braz Cubas, integrante do projeto Pra Ver a Banda Passar, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, conquistou o segundo lugar no V Concurso de Fanfarras e Bandas de Ferraz de Vasconcelos, realizado no último domingo (24/06). A iniciativa da administração municipal atende sete escolas municipais e 18 estaduais, oferecendo suporte para a formação, manutenção e acompanhamento de bandas e fanfarras.

O Corpo Musical da unidade escolar levou o segundo lugar, colocação que também foi atingida pelo corpo coreográfico e pela baliza Sílvia Helena. O evento reuniu 9 bandas de várias regiões do Estado de São Paulo e a Fancab foi a única banda de escola pública a participar da competição.

A banda, que surgiu em 1988 como fanfarra, completou 24 anos e hoje é uma das mais queridas bandas marciais da cidade. Este é um trabalho efetivo dentro da escola e da Diretoria de Ensino com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, por meio do projeto. “Nossos agradecimentos a todos que compõem a Fancab pela participação e desempenho no concurso”, destacou Osvaldo Abussamra, regente da Banda. (KCB)